quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ervas Aromáticas

Caros amigos,
É nossa intensão partilhar mensalmente com todos (clientes e amigos) as flores de eleição do mês corrente, assim faremos, mas o trabalho ainda não está terminado, entretanto fiquem com alguns conselhos sobre Ervas Aromáticas, muitas vezes ignoradas, mas sempre presentes nos aromas típicos da n/terra.
Tomilho
Planta de pequenas folhas acinzentadas muito aromáticas. Pode-se cultivar em vasos. Os ramos de tomilho, fresco ou secos, servem de condimento na cozinha para molhos, guisados, escabeche, etc.
Semear no Inverno e Primavera, Transplantar no Outono e colher no próximo Verão e Outono.
Manjerona
Planta herbácea perene. De folhas ovais e aromáticas, de uso culinário, é muito usada na cozinha mediterrânica, especialmente em tomates e “pesto”. Usada para fins medicinais, no tratamento de vómitos, stress e dores de cabeça.
Deve ser semeada em solos ricos em matéria orgânica e em local ensolarado, dá-se todo o ano. Semear no final do Inverno, Primavera e no Outono.
Salsa comum
A Salsa comum é mais aromática do que a Salsa frisada. Usada para decorar pratos culinários (picada) e aromatiza muito pratos de carne, saladas, omeletes. Pode-se congelar facilmente.
Adapta-se a qualquer tipo de solo, e deve-se semear no Inverno e Primavera,
Segurelha
Planta herbácea anual. O seu sabor realça outros sabores.
Na culinária, é indicada na preparação de carnes, recheios, sopas de grão e lentilhas. Torna os feijões e os repolhos de mais fácil digestão. Na medicina natural é usada pelas suas propriedades estimulantes, digestivas, tónicas e adstringentes. É um bom repelente para as traças.
Deve ser semeada em solos ricos em matéria orgânica e em local drenado, dá-se todo o ano. Semear no final do Inverno, Primavera e no Outono, Transplantar na Primavera e colher na próxima Primavera e Verão.
Orégãos
Planta herbácea perene. Muito usada na culinária, especialmente, em saladas, caracóis e pratos italianos, como Pizza. Usada para fins medicinais, devido às suas propriedades digestivas e expectorantes.
Deve ser semeada em solos ricos em matéria orgânica e em local bem drenado. Prefere que seja ensolarado, dá-se todo o ano. Semear no final do Inverno, Primavera, Transplantar na Primavera e colher durante todo o ano.
Erva-Cidreira
As folhas desta planta e as extremidades floridas, servem para perfumar sobremesas (pudins, cremes) e aromatizar as bebidas (tisanas). As folhas colhem-se logo que a planta está em botão.
Semear na Primavera, Transplantar no Outono e colher na próxima Primavera e Verão.
Rosmaninho
Muito utilizada medicinalmente quer para uso interno, como falta de repouso, dificuldades no sono e desequilíbrios funcionais do abdómen superior (irritação no estômago de origem nervosa, desordens intestinais de origem nervosa).No Uso externo (banhos): Para tratamento de problemas funcionais de circulação. Semear em ambiente protegido na Primavera, Transplantar no Outono e Inverno, e colher todo o ano.
Coentros
Também chamada de Salsa chinesa, ou Salsa árabe, planta com pequenas flores brancas. Planta condimentar muito perfumada, os grãos são utilizados como condimento e as folhas frescas ou secas aromatizam inúmeros preparos culinários.
Para colher folhas jovens e tenras, cortemo-las mensalmente até ao Verão.
Semear na Primavera, Desbastar até ao Verão, e colher no Verão e Outono.
Cebolinho
Planta nativa da Europa, dizem uns, sendo que outros afirmam que é originária de dois continentes (Europa e América).
Cresce em tufos, com folhas roliças de tom verde escuro, as suas folhas, têm um sabor próximo do da cebola, e são muito usadas na criação de saladas, ou na preparação de omeletas variadas.

Hortelã
Planta que atinge entre 30 a 80 cm, originária da Ásia, cultivada em todo mundo, desde há muitos séculos, devido ao seu aroma e efeitos medicinais. Reproduz bem em quase todas as condições climatéricas normais (climas médios), desde que tenha água. É principalmente utilizada como tempero em culinária, ou como aromatizante em certos produtos alimentares como licores ou doces. Usada também como planta medicinal, o chá feito de hortelã é um ótimo calmante. Em alguns casos é cultivada meramente como planta ornamental.
Salva
Planta originária da região mediterrânica oriental, há muito séculos cultivada globalmente. Conhecida igualmente como erva-santa, erva-sacra, chá-de-frança.
Muito bonita como planta ornamental, mas não se adapta bem ao cultivo em vasos, aconselhando-se assim os solos arenosos, bem drenados, neutros ou alcalinos, devendo ser dada preferência aos locais de boa exposição solar. Tolera bem a falta de água, razão pela qual se adapta com bastante facilidade a jardins com fraca manutenção. Pode crescer até 60 cm, e têm folhas durante todo o ano, florescendo entre os meses de Maio a Julho, precisa de poda durante todo o ano, para estimular o crescimento e impedir o envelhecimento.
As folhas possuem um aroma forte e penetrante, como tal usadas na culinária, em pratos de carnes gordas e de forno. Há quem coma as suas folhas e flores, também muito utilizada devido aos seus efeitos medicinais.
Poejo
Planta de 15 a 40 cm, originária da Europa e Ásia Ocidental.
Planta forte com folhagem rasteira e raízes laterais, de flor rosada; e folhas dentadas. De sabor intenso e amargo, forte e mentolado, liga bem com peixe, açordas, sopas e saladas. Quem faça infusões e licores. Também usada pelos seus efeitos medicinais, bem como em loções e cremes faciais.
 Podemos fornecer as plantas envasadas ou em semente, fazemos os canteiros de várias formas, tamanhos e de diferentes materiais.
Caso necessitem de alguma outra informação e/ou ajuda, já sabem que nos podem contactar.

Sem comentários:

Enviar um comentário